Um blogue de comentário político, desportivo e, acima de tudo, de temas da actualidade

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Já foi há algum tempo...





Sim, já foi há algum tempo que publiquei a minha última postagem neste blogue. Todavia, optei agora por escrever esporadicamente, ou seja, sempre que encontrar alguma ideia e/ou assunto os meus leitores terão algo com que se entreter. O que me traz hoje aqui é o tema habitual. Nos últimos tempos tenho filosofado sobre o estado do nosso país e, até, sobre uma eventual mudança de regime no mesmo. Depois de uma elucidativa e interessante conversa com algumas pessoas, cheguei, de facto, à conclusão que existe muita propaganda republicana espalhada por Portugal. Descobri que a nossa população, em geral, não tem acesso a informação importante. Nos finais de Janeiro, fazia-se vigorar a ideia de que a Revolta de 31 de Janeiro tinha sido uma grande e importante demonstração do poderio do Partido Republicano, quando, na realidade constituiu uma manifestação mínima, mas multiplicada muitas vezes em importância e em números por aqueles que viam naquela triste e falhada rebelião esse mesmo "imenso" poder republicano. Desenganem-se os leitores que digo isto por me identificar com os ideais monárquicos. O que escrevi é um facto que, como já referi, está apagado dos "manuais de cultura" acessíveis à população. Convenhamos, não "dá jeito", perdoe-se a expressão, que os portugueses saibam que as eleições de 1910 tenham resultado em:


Partidos Monárquicos (Bloco Liberal e Bloco Conservador, constituídos por vários partidos)- 93%


Partido Republicano- 7%


Isto traduz-se em :


Partidos Monárquicos- 140 deputados


Partido Republicano- 14 deputados


Assiste-se a uma clara vitória dos Republicanos... Ou não?!


A partir disto cada leitor retira a sua conclusão. Embora seja claro que a República se IMPÔS em Portugal de forma totalmente anti-democrática, como o demonstram a 1ª República e o Estado Novo.




Obrigado aos leitores.
Thomaz de Quintella

5 comentários:

  1. A verdade é que, quer sejamos republicanos ou monárquicos, temos de aceitar que em 1910 o país teve uma mudança de regime «à força». Sabemos a representatividade que a nação tinha na assembleia, 93% monárquicos e 7% republicanos, o que demonstra o apoio incontestável do país à Monarquia.
    É de censurar o facto de nada ter sido feito após o golpe, pois com uma contra-revolução bem organizada talvez o país voltasse à sua condição anterior. Nada de fez, os ideais foram-se perdendo e a indiferença foi afectando os portugueses.
    E assim se perde um regime e muitos anos de história.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, perderam-se muitos anos de história e de progresso.
    No entanto folgo em ver uma juventude que com tão poucos meios se faz notar pelas suas ideias.
    O meu Portugal, o Reino de Portugal é a maior saudade que tenho, e que no entanto nunca vivi.
    Sei que um dia Portugal irá reconhecer o erro republicano e restaurar a nossa Monarquia.
    Tenho 67 anos, mas em mim vive a mesma certeza que sempre viveu desde cedo, a de que o Rei é a garantia do nosso futuro.

    Deus Guarde el-Rei!

    Maria do Céu Abreu Roriz

    ResponderEliminar
  3. São tudo verdades, só o fanatismo, o ódio, a inveja que, são as verdadeiras razões da revoluções podem cegar os olhos de Portugal à sua verdade histórica.
    "O meu Portugal, o Reino de Portugal é a maior saudade que tenho, e que no entanto nunca vivi." - ora nem mais, revejo-me nesta expressão - acusem-me de saudosista, nostálgico mas acima de tudo acusem-me de movido pela paixão ao meu País, pela a abnegação ao meu Rei e pela minha incapacidade de ficar parado. Não tenho medo de dizer não às coisas de que não gosto, a República foi e é um erro.
    Já dizia o Visconde de Santarém quando questionado sobre qual o seu partido, ao qual sempre respondeu "sim...sim isso tudo são "partidos", mas acima dos partidos está a Pátria, e Pátria meus senhores é o Povo e o Rei!".

    Viva el-Rei Dom Duarte!

    ResponderEliminar
  4. Tenho grande esperança nas novas gerações, meus amigos. A elite engordada através da república está com medo da opinião do povo.

    ResponderEliminar
  5. Muda o nome do blogue na tua lista de lynks... ja nao se chama Portugal, agora é monárquicos nortenhos! entao...?

    Abraço

    ResponderEliminar