Um blogue de comentário político, desportivo e, acima de tudo, de temas da actualidade

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A riqueza do Vaticano...


Quantas vezes me vejo indagado acerca do motivo pelo qual a cidade do Vaticano (única monarquia absoluta ainda existente na Europa) é considerada um dos estados mais ricos do Mundo... Para responder a esta questão vou agora usar o exemplo português, aproveitando o facto de se assinalarem 900 anos do nascimento do nosso primeiro grande rei, D. Afonso Henriques. É do conhecimento geral que os Estados Papais (os territórios de Sua Santidade ocupavam uma faixa de terreno bastante considerável na península itálica) comandavam os destinos da Europa medieval e renascentista. Todos obedeciam à autoridade papal... Decorria o século XII quando D. Afonso I quer ver a independência do recém-nascido Reino de Portugal reconhecida pelo Papa, desejo este apenas concretizado no ano de 1179 através da bula Manisfestis Probatum por Alexandre III. Portugal era agora um país independente e vassalo da Igreja Católica. Note-se que esta vassalidade se demonstrava através de presentes (grandes quantidades de ouro e outras riquezas) oferecidos à corte papal. Conclui-se que os estados medievais da Europa não poupavam para agradar a Sua Santidade.

Esta tendência foi agravada nos século XV e XVI, com a descoberta do Mundo por parte de Portugal e Espanha. O exemplo máximo da submissão à Santa Igreja é a embaixada de D. Manuel I no ano de 1513 na cidade de Roma: composta por mais de cem pessoas, este "esbanjamento" teve como objectivo mostrar à Europa o poderio do Império Português. Sublinhem-se os animais oriundos dos continentes africano, sul-americano e asiático, como o elefante que executou uma tripla genuflexão ao Papa, ou até as moedas de ouro atiradas ao povo de Roma!


Melhor exemplo é difícil de arranjar. Espero ter sido útil na compreensão da origem da riqueza do Vaticano dos dias de hoje.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vitória(s)!!


Finalmente vencemos! Portugal X Albânia 2-1... Na semana passada a selecção portuguesa obteve o tão almejado triunfo! Decorria o minuto 92 quando o jogo estava empatado a uma bola (golos na primeira parte) quando um cruzamento oportuno foi parar à cabeça do imparável e incansável Bruno Alves que cabeceou a bola para dentro da baliza albanesa... 3 pontos fundamentais para a corrida ao Mundial da África do Sul...


De realçar, de igual modo, a inesperada derrota do PS nas eleições europeias, tendo o PSD saído vitorioso das referidas eleições. Paulo Rangel foi sem dúvida a estrela de uma noite marcada pelo silêncio constrangedor do Hotel Altis, pelos cantares de vitória da CDU, pela afirmação do CDS-PP como um partido importante, e, também, pela eleição de 3 deputados do BE que se tornou a 3ª força política mais votada em Portugal. Esta derrota deve-se sobretudo à escolha do candidato Vital Moreira para cabeça de lista do Partido Socialista. Nem a tardia intervenção do primeiro-ministro José Sócrates, que, em vez de se ocupar com os destinos do país, prefere organizar comícios em conjunto com o país vizinho para fazer campanha ao seu partido. É caso para dizer: Pobre PS...


Derrotas de esquerda que governa foram sentidas por toda a UE, notem-se os casos da Espanha ou do Reino Unido.


Viva PORTUGAL e Viva o PSD!!


Obrigado...

terça-feira, 2 de junho de 2009

À procura da glória...


Não me canso de repetir, este Sábado dia 6 (dia esse que antecede as eleições europeias) realiza-se o jogo ALBÂNIA X PORTUGAL na capital albanesa, Tirana. O jogo é de máxima importância para a selecção nacional de futebol, apenas a vitória nos interessa! Qualquer um que se considere português estará colado à televisão (TVI) se não for à Albânia (pouco provável)... Deixemos a crise, a política, as divergências clubísticas, as críticas aos membros da selecção, em nome do nosso grande país!


Portugal irá a jogo na sua máxima força, apresento agora a lista de convocados para o jogo:

Guarda-redes: Beto (Leixões) ; Daniel Fernandes (Bochum) ; Eduardo (SC Braga) ; Moreira (SL Benfica).

Defesas: Bosingwa (Chelsea); Bruno Alves (FC Porto); Gonçalo Brandão (Siena); José Castro (Deportivo); Miguel (Valencia); Pepe (Real Madrid); Ricardo Carvalho (Chelsea); Rolando (FC Porto).

Médios: Deco (Chelsea); Duda (Málaga); Eliseu (Málaga); João Moutinho (Sporting CP); Raúl Meireles (FC Porto); Tiago (Juventus).

Avançados: Luís Boa Morte (West Ham); Cristiano Ronaldo (Manchetser United); Edinho (AEK); Hugo Almeida (Werder Bremen); Nani (Manchester United); Simão Sabrosa (Atlético de Madrid).


Temos 24 grandes jogadores, alguns fazendo a sua estreia pela selecção nacional. Merecem o apoio de TODOS!!


FORÇA PORTUGAL!!


Te amo Ma...